Autores:

M. Jorge Freitas Almeida   ON 2007, 1;  abril 2007; On-line publication: abril 2007

Escrever sobre biologia molecular do cancro é uma tarefa difícil uma vez que a informação está constantemente a ser atualizada pela descoberta de novos dados científicos, de novas formas de entender as reações celulares. Atualmente, os profissionais têm necessidade de saber mais sobre biologia celular, importante na compreensão da natureza da doença oncológica. Como enfermeiro que trabalha em oncologia, sinto que é importante conhecer de uma forma global como se desenvolve o cancro, no sentido de ajudar a responder às perguntas dos doentes.

As terapêuticas dirigidas foram especificamente “desenhadas” para interromper ou impedir processos biológicos importantes que têm lugar nas células neoplásicas. Idealmente deveria tratar-se de um processo exclusivo da célula doente mas, na prática, isto não é de todo possível. Todas as células necessitam de sinais que lhes indiquem que devem crescer, mas haverá um momento em que falha o controlo desses sinais e a partir daí começam a proliferar, sem regulação.

Verifique o abstract completo aqui.

 

Obtenha este artigo

Para obter este artigo terá que ser membro AEOP. Se já é membro AEOP efetue aqui o seu login. Se ainda não é membro AEOP registe-se aqui.
Em alternativa, pode adquirir este artigo pelo preço de 5EUR utilizando para isso o nosso formulário de contacto.