Autores:

Ana Mafalda Rodrigues Macedo; Vera Lúcia Alves Duarte         ON 2008, 4; janeiro 2008; On-line publication: janeiro 2008

Os cuidados de saúde dividem-se em três níveis: primário, secundário e terciário. É nos cuidados de saúde primários que surge a educação para a saúde, para que se possa atingir o objetivo primeiro – a adoção de estilos de vida saudáveis.

É nos centros de saúde e Unidades de saúde que se prestam este tipo de cuidados, recorrendo a diversos Programas – Tipo organizados pela Direção-Geral de saúde como, por exemplo, o Programa Nacional de Saúde Escolar e o Plano Oncológico Nacional.

O nosso grupo de estudo realizou um Projeto de intervenção na comunidade para interligar ambos os Programas, dirigindo este trabalho para adolescentes, especificamente para a adoção de estilos de vida saudáveis, incidindo nos hábitos alimentares como meio de prevenção de algumas doenças oncológicas. Este projeto foi dirigido a uma escola, em que os Profissionais de enfermagem foram de encontro aos jovens no seu próprio meio educacional, e surge como uma prova de que os cuidados de saúde primários não devem ser aplicados entre paredes, antes, essencialmente, o seu maior impacto está “fora de portas”.

Palavras-chave: escola; saúde escolar; educação para a saúde; Hábitos alimentares; Prevenção

 

Verifique o abstract completo aqui.

 

Obtenha este artigo

Para obter este artigo terá que ser membro AEOP. Se já é membro AEOP efetue aqui o seu login. Se ainda não é membro AEOP registe-se aqui.
Em alternativa, pode adquirir este artigo pelo preço de 5EUR utilizando para isso o nosso formulário de contacto.