Autores:

Carla Faria; Juliana Santos   ON 2009, 9; agosto 2009; On-line publication: agosto 2009

Privilegiando a Boa Prática dos cuidados de enfermagem, o “Guia de Orientação para o ensino ao Doente Traqueostomizado/Cuidador”, pretende ser um documento orientador na atuação profissional dos enfermeiros, tornando os cuidados que prestam mais seguros, visíveis e eficazes, fornecendo orientações e objetivos precisos, que permitam desenvolver um processo de ensino/aprendizagem sobre traqueostomias ao doente/cuidador e promovendo o auto-cuidado numa prática ajustada.

Este Guia poderá tornar-se numa importante ferramenta de trabalho para os profissionais, cujo objetivo será sempre a obtenção de ganhos em saúde para os clientes-alvo das intervenções de enfermagem. A uniformização de procedimentos standards, associados a uma prestação de cuidados personalizada, contribui para a excelência do cuidado e para o estado-da-arte.

 

Palavras-chave: Traqueostomia; Doente Traqueostomizado; cuidador; Guia de Orientação; Ostomia de ventilação; ensino; Autonomia

Verifique o abstract completo aqui.

 

Obtenha este artigo

Para obter este artigo terá que ser membro AEOP. Se já é membro AEOP efetue aqui o seu login. Se ainda não é membro AEOP registe-se aqui.
Em alternativa, pode adquirir este artigo pelo preço de 5EUR utilizando para isso o nosso formulário de contacto.