Autores:

Luis Miguel Ferreira; Filipe Miguel Pereira; Célia Samarina Brito Santos; Berta Salazar Almeida            ON 2017, 18 ; novembro 2011; On-line publication: novembro 2011

Neste artigo descreve-se o processo inicial de identificação de um painel de indicadores de resultado, clinicamente úteis, capazes de promover a monitorização dos processos de adaptação, em doentes com cancro da mama.

A doença oncológica da mama constitui um agente de stress capaz de ameaçar a integridade psicológica e física da pessoa, representando um impacto violento no bem-estar e na qualidade de vida.

Como metodologia utilizou-se uma abordagem qualitativa e exploratória, com recurso a revisão bibliográfica e a entrevistas exploratórias a doentes com cancro da mama, que pertencem a um grupo de auto-ajuda, e à avaliação por peritos. Numa primeira abordagem, de acordo com a revisão da literatura efetuada, podemos inferir que um estilo de coping mais ativo sob a forma de espírito de luta, suporte social, autocontrolo, índices favoráveis de otimismo e dimensão espiritual presente, induz padrões de respostas mais adaptativas.

A partir dos resultados das entrevistas exploratórias e da revisão da literatura, evoluímos na identificação de um conjunto bastante alargado de indicadores de resultado de enfermagem, utilizando a classificação de resultados de enfermagem. O referido conjunto de indicadores foi então submetido a um painel de peritos, neste domínio problemático.

De acordo com as opções dos peritos, fomos capazes de chegar a um painel de 110 indicadores de resultado, potencialmente úteis para a monitorização e acompanhamento das doentes que experimentam uma situação de doença oncológica da mama.

Concluímos que é essencial para a disciplina de enfermagem a identificação de indicadores de resultado, úteis e mensuráveis, que permitam avaliar a assistência em saúde, como meio de sustentar a qualidade do exercício profissional dos enfermeiros.

Palavras-chave: cancro da mama; adaptação; indicadores sensíveis aos cuidados de enfermagem.

Verifique o abstract completo aqui.

 

Obtenha este artigo

Para obter este artigo terá que ser membro AEOP. Se já é membro AEOP efetue aqui o seu login. Se ainda não é membro AEOP registe-se aqui.
Em alternativa, pode adquirir este artigo pelo preço de 5EUR utilizando para isso o nosso formulário de contacto.