Autores:

Sara Cruz; Cristina Pinto; Filipe Pereira; Fátima Teixeira    ON 2017, 24 ; novembro 2013; On-line publication: novembro 2013

Resumo: A doença oncológica e/ou o percurso terapêutico impõe aos seus portadores alterações na dimensão da condição de saúde. Ao falarmos de condição de saúde reportamo-nos às alterações no domínio do autocuidado bem como aos compromissos no domínio dos processos corporais.

Assim este estudo teve como finalidade descrever a condição de saúde do cliente com patologia oncológica colo-retal no início do percurso terapêutico, com recurso a uma abordagem metodológica exploratória descritiva num paradigma quantitativo. Participaram neste estudo 141 clientes com patologia oncológica colo-retal no início do percurso terapêutico, na sua maioria homens 82 (58,2%), com uma média de idades que ronda os 66,11 anos, num mínimo de 39 anos e num máximo de 89 anos.

Globalmente, no domínio do autocuidado os clientes da amostra não revelaram níveis elevados de dependência nos diferentes domínios do autocuidado. Embora 33 casos “necessitavam de ajuda de pessoa” para a realização das atividades instrumentais de vida diária; 1 a 4 casos de clientes totalmente dependentes e que não participavam nos domínios do autocuidado de asseio, de mobilidade e para cuidarem da colostomia, e ainda um grupo de 2 a 15 casos de clientes que apenas necessitam de ajuda de pessoa no domínio do autocuidado de asseio, de mobilidade, para tomarem a medicação e para cuidarem da colostomia.

No domínio dos compromissos dos processos corporais os clientes da amostra apresentaram perda sanguínea, astenia, dor, compromisso do sono, apetite diminuído, diarreia, compromisso do paladar, obstipação, comprometimento da amplitude articular e náusea.

Os resultados obtidos direcionam-nos para a necessidade de estudos acerca desta problemática de caráter longitudinal que permitam descrever a evolução na dimensão da condição de saúde dos clientes com cancro colo-retal.

Palavras-chave: autocuidado, dependência, processos corporais, cancro colorretal

 

Verifique o abstract completo aqui.

 

Obtenha este artigo

Para obter este artigo terá que ser membro AEOP. Se já é membro AEOP efetue aqui o seu login. Se ainda não é membro AEOP registe-se aqui.
Em alternativa, pode adquirir este artigo pelo preço de 5EUR utilizando para isso o nosso formulário de contacto.