Autores:

Davide Fernandes; Leandra Vale      ON 2017, 25 ; março 2014; On-line publication: março 2014

Resumo: Radiologia de Intervenção é uma especialidade médica onde se realiza tratamento e diagnóstico guiado por imagem e que requer um perfil específico dos profissionais. A existência de informação acerca das competências e habilidades que devem caracterizar estes profissionais é importante para estabelecer qual o perfil ideal para a máxima eficiência.

No decorrer da nossa prática, com maior predominância em Sala de Angiografia, surge a necessidade de refinar e diferenciar as funções desempenhadas. No entanto, após pesquisa bibliográfica e institucional constatámos que estas nem sempre se encontram bem explícitas.

Este artigo tem origem na vontade de procura e aprofundamento do conhecimento. Através da reflexão na prática diária e na pesquisa bibliográfica, concluímos que o enfermeiro em RI deve ser dotado de uma personalidade proativa e dinâmica, deve possuir uma destreza manual refinada e ser capaz de se inserir numa equipa multidisciplinar muito variada.

Palavras-chave: Radiologia de intervenção; enfermeiro; competências e habilidades.

 

Verifique o abstract completo aqui.

 

Obtenha este artigo

Para obter este artigo terá que ser membro AEOP. Se já é membro AEOP efetue aqui o seu login. Se ainda não é membro AEOP registe-se aqui.
Em alternativa, pode adquirir este artigo pelo preço de 5EUR utilizando para isso o nosso formulário de contacto.