Autores:

Sá, Eunice; Romão, Rosa  ON 2017, 28 ; março 2015; On-line publication: março 2015

Resumo: A pessoa com doença hemato-oncológica tem de lidar com todas as particularidades exigidas pela doença e pelo tratamento, nas diferentes dimensões da sua vida. O grupo Hemato-oncológico da Associação de Enfermagem Oncológica Portuguesa, sensível a esta problemática, propôs-se desenvolver um estudo multicêntrico a nível nacional, que permitisse descrever as perceções dos enfermeiros que exercem funções em hemato-oncologia (internamento, hospital de dia e transplantes) sobre cuidados de enfermagem individualizados: comparar as perceções dos enfermeiros que exercem funções nas diferentes unidades de hemato-oncologia sobre cuidados de enfermagem individualizados e conhecer os fatores do ambiente da prática profissional destes enfermeiros.

Foi implementado um estudo no ano de 2012, com desenho descritivo/comparativo, com os enfermeiros que trabalham na área Hemato-oncológica (internamento, hospital de dia e transplantes) em Portugal e cumpridos todos os procedimentos éticos. Obtiveram-se 165 respostas, de enfermeiros de cinco diferentes instituições hospitalares. Verificamos que os enfermeiros dirigem os seus cuidados para a individualidade das pessoas doentes, têm essa perceção, sendo que entre as instituições de saúde, apesar das diferenças encontradas, os valores mais baixos são na sub-escala Situação de Vida Pessoal, seguido de Autonomia/Controlo da Decisão sobre os Cuidados e os mais elevados na Situação Clínica do Doente.

Globalmente encontramos valores mais baixos na avaliação do ambiente da prática profissional. As sub-escalas Trabalho de Equipa e Gestão de Conflitos apresentaram valores mais baixos e Motivação Interna Profissional e Liderança e Autonomia na Prática Clínica os mais elevados, com diferenças entre os diferentes contextos de cuidados de enfermagem à pessoa com doença hemato-oncológica.

Palavras-chave: Hemato-oncologia, perceção enfermeiros; ambiente prática profissional; cuidados individualizados

 

Verifique o abstract completo aqui.

 

Obtenha este artigo

Para obter este artigo terá que ser membro AEOP. Se já é membro AEOP efetue aqui o seu login. Se ainda não é membro AEOP registe-se aqui.
Em alternativa, pode adquirir este artigo pelo preço de 5EUR utilizando para isso o nosso formulário de contacto.