Autores:

Freitas, M. Jorge; Monteiro, Alice; Silva, Susana; Pereira, Manuela  ON 2017, 28 ; março 2015; On-line publication: março 2015

Resumo: Toda a organização que possui uma estratégia, necessita de ter uma missão e uma visão. Com estratégia, uma organização atinge os seus objetivos, antecipa os seus problemas, pode ter uma vida mais longa, diminuindo o risco de insucesso. Existem quatro atributos chave na gestão estratégica: É dirigida no sentido de todas as metas e objetivos organizacionais; Inclui vários stakeholders no processo de tomada de decisão; Requer a incorporação de perspetivas de curto e longo prazo; Envolve o reconhecimento de trade-offs entre a eficiência e eficácia empresarial.
Assim, a organização deve ser analisada como um todo e todos devem trabalhar em prol dos objetivos globais. No caso concreto da Associação de Enfermagem Oncológica Portuguesa (AEOP), pretendemos analisar e aplicar as técnicas de Gestão Estratégica, especificamente: análise SWOT, análise segundo a matriz Pestal e análise das cinco forças de Porter. No último ponto deste artigo, o grupo apresenta um plano estratégico para o próximo biénio para a organização em análise.

Palavras-chave: modelos de análise estratégica, organização, competitividade.

 

Verifique o abstract completo aqui.

 

Obtenha este artigo

Para obter este artigo terá que ser membro AEOP. Se já é membro AEOP efetue aqui o seu login. Se ainda não é membro AEOP registe-se aqui.
Em alternativa, pode adquirir este artigo pelo preço de 5EUR utilizando para isso o nosso formulário de contacto.