Autores:

Carina Raposo; António Oliveira; Juliana Santos; Ana Ribeiro; Célia Santos; Jorge Freitas; Isabel Correia

ON 2017, 33 ; março 2016; On-line publication: março 2016

Resumo: Os enfermeiros têm um papel fundamental na gestão eficaz da dor. A avaliação da dor, a intervenção imediata e a apreciação dos resultados clínicos obtidos com a intervenção são necessários para uma gestão eficaz. Muitos enfermeiros podem não estar preparados para assumir uma atitude crítica quer por falta de conhecimentos, quer por atitudes individuais negativas perante a dor.

Desta forma, o Workgroup Dor da Associação de Enfermagem Oncológica Portuguesa (AEOP) decidiu pesquisar quais os conhecimentos e atitudes dos enfermeiros que fazem parte desta associação, sobre a dor. Para tal, foi utilizado o questionário (versão adaptada) “Knowledge and Attitudes Survey Regarding Pain” (KASRP), já validado em vários estudos internacionais semelhantes.

Os resultados obtidos dos 87 questionários respondidos foram satisfatórios, já que cerca de 79,5% das questões relacionadas com os conhecimentos e atitudes foram corretamente respondidas. No entanto, alguns destes resultados demonstraram haver ainda algumas lacunas, como por exemplo na área de conhecimentos relativos à farmacologia. Assim, o Workgroup Dor já se encontra a trabalhar em estratégias de educação e formação na área da dor, pretendendo dar respostas a algumas das lacunas identificadas. Pretende também proceder à tradução, adaptação linguística e cultural do KASRP para a língua portuguesa e, posteriormente, alargar esta pesquisa a uma amostra maior de enfermeiros. Este artigo é o desenvolvimento de um poster apresentado nas jornadas da Primavera em Évora, em março de 2015, e de uma comunicação livre apresentada na AEOP7, ambos premiados.

Palavras-chave: conhecimentos; atitudes; dor; enfermeiros

 

Verifique o abstract completo aqui.

 

Obtenha este artigo

Para obter este artigo terá que ser membro AEOP. Se já é membro AEOP efetue aqui o seu login. Se ainda não é membro AEOP registe-se aqui.
Em alternativa, pode adquirir este artigo pelo preço de 5EUR utilizando para isso o nosso formulário de contacto.