Autores:

Cristina Grilo; Sílvia Alminhas   ON 2017, 34 ; maio 2017; On-line publication: maio 2017

Resumo: a ventilação não invasiva (VnI) representa uma grande evolução na abordagem da insuficiência respiratória. as intervenções de enfermagem durante a VnI são muitas vezes um desafio para a equipa pois a adaptação dos cuidados é centrada na individualidade de cada pessoa. Com base no conhecimento científico disponível verifica-se que surgem complicações associadas à VnI, sendo a mais grave relacionada à interface – Úlcera por pressão.
A intervenção de enfermagem direciona-se na avaliação e planeamento da ação com o doente respeitando as linhas de orientação para a prática clínica.

Com o objetivo de identificar as intervenções de enfermagem associadas à prevenção de úlcera por pressão da face no doente submetido a VnI foi elaborada uma revisão sistemática da literatura. Para a elaboração deste artigo foram selecionados 8 artigos de texto integral com intervalo temporal de janeiro de 2011 a março de 2016 a partir das bases de dados eletrónicas CInaHL (The Cumulative Index to nursing and allied Health Literature), nursing & allied Health Collection e MEDLInE. Foi utilizado o método PI[C]O e selecionados 8 artigos num total de 150. A VnI tem assumido particular importância como estratégia de tratamento da pessoa com patologia respiratória e deve basear-se na existência de alguma perspetiva de reversibilidade ou, no caso de doentes oncológicos em fase terminal, no conforto do doente com melhoria da dispneia e manutenção da autonomia.

A úlcera por pressão da face surge como a complicação mais grave e recorrente em todos os estudos. Cabe ao enfermeiro priorizar uma avaliação e vigilância contínua, o ajustar da máscara, a alternância do tipo de máscara, a escolha do modelo e tamanho adequado, a aplicação de uma pressão adequada, o reposicionamento, a higiene e a hidratação da pele. A intervenção de enfermagem é decisiva na prevenção e minimização das complicações, promovendo cuidados seguros e de qualidade.

Palavras-chave: Ventilação não Invasiva; Intervenções de Enfermagem; Máscara/Interface; Pele

 

 

Verifique o abstract completo aqui.

 

Obtenha este artigo

Para obter este artigo terá que ser membro AEOP. Se já é membro AEOP efetue aqui o seu login. Se ainda não é membro AEOP registe-se aqui.
Em alternativa, pode adquirir este artigo pelo preço de 5EUR utilizando para isso o nosso formulário de contacto.