Autores:

Sandra Ponte; M.ª Teresa Récio   ON 2017, 34 ; maio 2017; On-line publication: maio 2017

Resumo: a neuropatia Periférica Induzida pela Quimioterapia (nPIQ) é uma disfunção dos neurónios decorrente da administração de citotóxicos neurotóxicos.

Temos com objectivo promover o diagnóstico precoce da nPIQ, através da aplicação de um instrumento de avaliação da neurotoxicidade e respetivo registo de enfermagem em Hospital de Dia. O estudo trata de uma análise dos registos efetuados no processo clínico electrónico em sessão de hospital de dia, no primeiro semestre de 2016. a nossa amostra foi constituída por 146 doentes sob tratamento com oxaliplatina, paclitaxel e bortezomib.

Os resultados demonstram que existem lacunas de registo relativamente à inexistência de sintomatologia, mas quando esta informação é registada constata-se que a sintomatologia predominante são parestesias de grau 1 nas mãos e grau 2 nos pés, sendo a dor um sinal frequente. Os enfermeiros devem desenvolver conhecimentos, competências, capacidades e aptidões que lhes permitam adoptar medidas face à promoção da gestão e adesão ao regime terapêutico, à capacitação para o auto-cuidado da pessoa e sua readaptação funcional. Devem ainda melhorar o registo das suas intervenções, para uma melhor continuidade e qualidade dos cuidados prestados.

Palavras-chave: Neuropatia Periférica; Quimioterapia

 

 

Verifique o abstract completo aqui.

 

Obtenha este artigo

Para obter este artigo terá que ser membro AEOP. Se já é membro AEOP efetue aqui o seu login. Se ainda não é membro AEOP registe-se aqui.
Em alternativa, pode adquirir este artigo pelo preço de 5EUR utilizando para isso o nosso formulário de contacto.