Autores:

Patrícia Sanches Salles; Rosiani de Cássia Boamorte Ribeiro Castro      ON 2009, 7; fevereiro 2009; On-line publication: fevereiro 2009

 

Trata-se da validação do conteúdo e da compreensão do instrumento de comunicação escrita “validação do conteúdo da guideline de ensino a pacientes em quimioterapia e seus Familiares”. Foram contactados 3 cuidadores no Instituto de Clínicas Pediátricas Bolívar risso / GrenDAcc (Grupo em defesa a criança com cancro), localizado em Jundiaí – sP. Os dados foram colhidos por meio de um instrumento com nove questões semi-estruturadas, e uma aberta para sugestões. A análise dos dados possibilitou avaliar os tópicos da guideline considerados satisfatórios e quais necessitavam ser reformulados. As respostas da questão aberta foram criteriosamente lidas e seus núcleos de significados foram identificados, classificados e incorporados na guideline, segundo o contributo para a melhoria do seu conteúdo. Pretende-se utilizar a guideline como material útil que subsidie informações verbais fornecidas na prática diária.

 

Palavras-chave: enfermagem oncológica; comunicação; educação em saúde; guideline.

Verifique o abstract completo aqui.

 

Obtenha este artigo

Para obter este artigo terá que ser membro AEOP. Se já é membro AEOP efetue aqui o seu login. Se ainda não é membro AEOP registe-se aqui.
Em alternativa, pode adquirir este artigo pelo preço de 5EUR utilizando para isso o nosso formulário de contacto.